quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comissão aprova divulgação de editais de concursos em braile


Agência Câmara de Notícias     -     14/07/2011





A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei 5326/09, que obriga os órgãos e entidades da administração federal, direta e indireta, a divulgar os editais de concursos públicos em braile (sistema de leitura com o tato para deficientes visuais). Pela proposta, do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), a obrigação também valerá para a divulgação dos gabaritos das provas.

O relator, deputado Henrique Afonso (PV-AC), apresentou substitutivo com apenas mudanças de redação. O texto aprovado estabelece que os editais e gabaritos deverão ser divulgados pelo sistema denominado anagliptografia, que é a escrita em relevo para leitura em braile.

Segundo Afonso, dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000, indicam que existem 16,5 milhões de deficientes visuais no País – ou seja, 9,76% da população pesquisada.

“A proposta de promover a acessibilidade e o direito à informação das pessoas com deficiência visual representará um avanço nas conquistas alcançadas por esse segmento populacional”, disse o relator.

Tramitação
O projeto, de caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra