sexta-feira, 1 de julho de 2011

Especialistas afirmam que o governo acerta ao propor reforma da Previdência


Blog do Servidor Público Federal     -     01/07/2011




"Discutir reforma da Previdência tem um custo político muito elevado. Como é que a sociedade pode aceitar regras mais duras para o INSS quando os servidores públicos têm benefícios tão robustos?"

Para especialistas, é positiva a tentativa do governo de fazer novas mudanças no sistema previdenciário - tanto no setor privado (INSS) quanto no do servidor público. Porém, eles alertam que é preciso coragem e vontade política para enfrentar o debate e aprovar os ajustes necessários.

Estudioso do assunto e autor do livro "Reforma da Previdência - O encontro marcado", o economista Fabio Giambiagi, do BNDES, considera tímida a proposta em elaboração no governo. Embora trate de pontos importantes para resolver problemas que hoje impactam as contas do INSS - como o regime de pensões por morte e a idade mínima para aposentadoria -, Giambiagi considera que a proposta aborda os temas de maneira superficial.

Giambiagi usa como exemplo a ideia de reduzir as pensões por morte de 100% para 70%, em casos de viúvas e viúvos sem filhos menores de 21 anos. Para o especialista, como o assunto é polêmico e naturalmente vai enfrentar resistências no Congresso Nacional, o governo deveria ousar inicialmente para depois chegar a um patamar ideal.

De acordo com Giambiagi, ao estabelecer o benefício em 70%, por exemplo, a equipe econômica pode acabar sendo obrigada a fechar acordo em um percentual mais alto. "E se ficar em 80% ou 90%, por exemplo, não adianta muita coisa", explica.

Para Giambiagi, quanto mais tempo o governo federal demorar para enviar uma proposta ao Congresso, menores serão as chances de ela avançar: "Meu receio é que o governo tenha perdido o 'timing' da reforma. Em 2003, quando havia muito mais articulação em torno de mudanças na Previdência, o governo acabou levando oito meses para fazer ajustes pontuais. É incompreensível que um governo de continuidade ainda não tenha encaminhado suas propostas para a Previdência ao Congresso Nacional", cobra Giambiagi.

O também economista Felipe Salto, da consultoria Tendências, afirmou que a iniciativa do governo de mudar as regras para o pagamento de pensões por morte é positiva, pois atualmente existem muitas discrepâncias no sistema. "Esse é um dos buracos da Previdência Social", disse Salto. Para ele, no entanto, essas mudanças, assim como as novas regras para o tempo de contribuição e idade para aposentadoria, só terão efeito concreto nas contas públicas a longo prazo: "Esse nó só vai ser desatado em 20 anos", afirma o economista.

Salto também defende que o governo precisa trabalhar para aprovar rapidamente o regime de Previdência dos servidores públicos: "Discutir reforma da Previdência tem um custo político muito elevado. Como é que a sociedade pode aceitar regras mais duras para o INSS quando os servidores públicos têm benefícios tão robustos?", indaga o economista.

Fonte:  Fonacate
              Com informações: O Globo




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra