quarta-feira, 13 de julho de 2011

Greve dos servidores da UnB continua


Blog do Servidor Público Federal    -    13/07/2011




Universidade está entre as 21 federais que votaram por manter a paralisação que já dura um mês

Gritos e discursos inflamados definiram os rumos da greve nesta manhã. Até a votação, servidores foram veementes ao defender suas opiniões. Alguns, querendo acabar com a greve, pediam “racionalidade” ; outros, “união”, chamando o governo para a briga. A divisão ficou clara: 60% decidiram a favor da continuidade do movimento na UnB. Na assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), estavam presentes aproximadamente 250 funcionários.

A decisão contraria a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), que recomendou a suspensão da greve a partir do dia 14 de julho. Mas a UnB não ficou sozinha. Das 40 universidades federais, 21 votaram para manter a paralisação e 18 para encerrar a greve. Uma (Universidade do Ceará) não se manifestou até agora.

Com isso, o movimento se mantém, até nova deliberação dos grevistas. Eurides Pessoa, do Sintfub, explica que os comandos locais não podem contrariar a decisão da maioria dos sindicatos e por isso todas as universidades, mesmo às contrárias, permanecem em greve. “Nunca a Fasubra sai de uma greve se a base não decidir”, diz Rolando Malvásio, um dos coordenadores gerais. Durante esta semana, haverá reuniões para discutir os rumos do movimento, mas ainda não se sabe quando será a próxima assembleia. 

No dia 5 de julho, a Fasubra recebeu documento mostrando que o governo está aberto a negociações. Ele é assinado pelos secretários Luiz Cláudio Costa, de Ensino Superior, do MEC, e Duvanier Paiva, de Recursos Humanos, do Planejamento. A condição para a retomada da negociação é que os trabalhadores voltem ao trabalho. Na reunião entre governo e grevistas de outros sindicatos nacionais, que também ameaçaram parar, as demandas da Fasubra não foram incluídas.
De manhã, servidores defenderam que a luta por melhores salários deve ir até as últimas conseqüências e pediram força ao movimento grevista. Eles apontaram que o documento encaminhado pelo governo é só “mais um papel” e não apresenta propostas concretas.  “Este governo não se preocupa com a educação”, disse um dos coordenadores do Sintfub, Mauro Mendes.

A outra possibilidade apresentada ao movimento era suspender a greve e sentar à mesa com o governo. A partir disso, se as negociações não vingassem até a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, em agosto de 2011, eles parariam de novo. O servidor Marco Lopes lamentou a decisão da assembleia. “O governo apresentou uma proposta de R$ 19 bilhões para várias categorias e não estamos dentro desse bolo”, disse. Ele acredita que esse era o momento de ser realista e embarcar na proposta apresentada. “Manter a greve foi um erro de estratégia”, considerou.

A paralisação completou um mês. Nesse período, o Restaurante (RU), a Biblioteca Central (BCE) e o almoxarifado permanecem fechados. Serviços essenciais, como os atendimentos no Hospital Universitário (HUB), foram mantidos. As reivindicações dos trabalhadores são: aumento do piso salarial dos servidores das universidades para três salários mínimos, mudanças nos incentivos de qualificação relacionados a cursos de aprimoramento e abertura imediata de concursos para substituição de mão de obra terceirizada e precarizada na área administrativa e nos hospitais universitários.

Fonte:  UnB Agência




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra