sexta-feira, 8 de julho de 2011

PESQUISADORA SUGERE REGRAS CLARAS PARA APERFEIÇOAR PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Sítio do Servidor Público
Brasília     -     08/07/2011




 Para tornar efetiva a participação social na Administração Pública é necessário definir regras claras que contemplem equilíbrio na distribuição de poder em favor da cidadania. A opinião é da especialista, consultora do Banco Mundial e do Conselho Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), Nuria Cunill Grau. Nuria é a autora do levantamento sobre as instâncias de participação dos cidadãos na Administração Federal Brasileira, que revelou que existem grandes assimetrias de poder entre Burocracia e Sociedade no Brasil. Isso reforça, segundo ela, o que dizem outros estudiosos, de que o movimento social no país é pouco articulado e com baixa capacidade propositiva.
Com mais de 300 páginas, o trabalho reuniu entrevistas com autoridades do setor público brasileiro e o mapeamento dos espaços de cidadania na Administração Federal (direta e indireta).

Nuria Grau falou sobre a pesquisa durante conferência, ontem à tarde, no Ministério do Planejamento (MP), tendo como debatedora a representante da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ligia Maria Alves Pereira. O evento foi aberto pela secretária de Gestão, Ana Lucia Amorim de Brito, e contou com as presenças do secretário-Executivo Adjunto do MP, Valter Correia da Silva, da representante da Procuradoria-Geral da União, Helia Bettero, e do secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, ex-secretário-Executivo Adjunto do Planejamento.

“Como atrair a participação da sociedade é uma pergunta que temos de fazer todos os dias na administração pública”, recomendou a especialista. Para ela, não basta, por exemplo, estar institucionalizada a obrigatoriedade da prestação de contas à sociedade, “é preciso dar lugar à contra-argumentação, ouvir mais o cidadão”.

Segundo Nuria, a densidade maior de interfaces Estado-Sociedade está na administração direta, particularmente nas áreas encarregadas da formulação de políticas, seguida pelas agências reguladoras. Nuria afirma que a sociedade dispõe de poucos instrumentos jurídicos, seja para defender seus direitos, seja para ampliá-los e que ainda são poucas as ocorrências de denúncias junto aos órgãos de controle. O número de ouvidorias cresceu, existe uma ampla disponibilidade delas, porém não estão ainda presentes em todos os órgãos da administração. Os conselhos e conferências mesclam situações em que são tomadas decisões importantes, mas nem sempre implementadas, e situações em que as decisões não são relevantes. Essa apuração levou à conclusão, de acordo com a pesquisadora, que existem lacunas significativas de participação e controle social, especialmente no aspecto da prestação dos serviços públicos e sua regulação.
Para Ligia Alves Pereira, o estudo é oportuno nesse momento em que, “por incumbência da presidenta Dilma, o governo está trabalhando, prioritariamente, a participação social como um método de governo”. Segundo ela, “esse raio xis sobre o controle e participação social na Administração Pública Federal e as possíveis propostas, vão nos ajudar muito no que estamos fazendo na Secretaria-Geral da Presidência da República”. Ligia Pereira acrescentou que a participação social passou a ter uma nova dinâmica a partir do Governo Lula, quando foi definida, no início de 2003, uma agenda de demandas sociais revestida de forte simbolismo no campo popular. “Mesmo com o muito que já foi feito, mais ainda teremos que fazer pela democracia participativa”, reconheceu Ligia, ao dizer que está em curso o aperfeiçoamento de mecanismos de participação como audiências e consultas públicas, conselhos, conferências e ouvidorias, a partir da qualificação da forma de trabalho nessas áreas.

A representante da Secretaria-Geral falou também no Plano Brasil sem Miséria, “que será gerenciado com a ajuda da sociedade”, e lembrou que a participação social também está sendo incentivada na área orçamentária, com a discussão iniciada em maio do próximo Plano Plurianual junto aos segmentos sociais, por meio do Fórum Interconselhos do PPA 2012-2015.

Para reforçar a prioridade da cidadania, o Governo Federal quer sensibilizar prefeituras e governos estaduais, segundo a representante da Secretaria-Geral da Presidência. “Queremos a participação social incluída também na pauta de prefeitos e governadores, por entendermos que essa inclusão qualifica a gestão democrática”, frisou.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra