quarta-feira, 6 de julho de 2011

Planejamento e servidores discutem hoje reivindicações do funcionalismo público


Agência Brasil     -     06/07/2011




Rio de Janeiro - O Ministério do Planejamento receberá hoje (6) professores de universidades federais e de diversas categorias do serviço público para discutir reivindicações conjuntas para o funcionalismo. A reunião está marcada para as 16h, em Brasília, com o secretário de Recursos Humanos do ministério, Duvanier Ferreira. O encontro estava previsto para ontem (5), quando docentes realizaram uma série de manifestações pelo país. A ideia da categoria é negociar ao máximo antes de iniciar uma greve.

Os protestos dos professores ocorreram em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, a Bahia e o Amazonas, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Além de caminhadas, os docentes distribuíram panfletos com as reivindicações da categoria, organizaram debates e fecharam acessos às instituições.

No Rio de Janeiro, as quatro universidades federais reuniram técnicos administrativos - que já estão em greve há um mês - professores e estudantes. Ao lado de outros servidores federais, eles caminharam entre a Cinelândia e o Edifício Gustavo de Capanema, antiga sede do Ministério da Educação, no centro da capital. Segundo os organizadores, o protesto reuniu cerca de 2 mil pessoas.

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luis Acosta, disse que objetivo é chamar a atenção do governo e da sociedade para as reivindicações antes de decidir pela paralisação. "Não faremos nada para atrapalhar os serviços na universidade, nada para dificultar", afirmou. A categoria reivindica aumento salarial e valorização da carreira e está disposta a negociar sem interromper os serviços.

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) cobra engajamento dos docentes na mobilização. Trabalhadores ligados à entidade estão greve em 47 universidades por aumento de salário. "Entramos sozinhos [na greve], na expectativa de que outras entidades viessem conosco até agosto, antes do fechamento do Orçamento de 2012", disse uma das coordenadoras, Léia Oliveira. Para ela, o apoio dos docentes pode facilitar as negociações.

Os técnicos administrativos da UFRJ que engrossaram a manifestação no Rio também defendem a participação dos professores. Para eles, a parceria fortalece a instituição de ensino. "Se eles entram [nas negociações], a universidade ganha, um dá força para o outro", disse Jorge Luís Inácio, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ.

Sem descartar uma greve para agosto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior quer esperar as negociações com o Ministério do Planejamento. Na próxima semana, durante encontro nacional, promete se manifestar sobre as proposta do governo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra