quarta-feira, 13 de julho de 2011

Postura privatista do governo Dilma desagrada trabalhadores públicos


Condsef     -     13/07/2011





Em meio a processos de negociação lentos que ainda não trouxeram resultados práticos, servidores da base da Condsef aumentam seu grau de insatisfação com a política adotada pelo governo Dilma quando o assunto são trabalhadores e serviços públicos. Assumindo uma postura privatista e implantando uma agenda para o setor semelhante ao do partido que derrotou nas urnas, o governo Dilma tem decepcionado. Enquanto retira do orçamento da União mais de R$ 50 bilhões essenciais para investir em melhorias no setor público, o governo tem concedido privilégios a banqueiros, grandes empresários e beneficiando o agronegócio. Decisões que subvertem a lógica de acabar com a miséria e melhorar saúde e educação, pilares da campanha que elegeu Dilma. As vésperas de mais uma reunião no Ministério do Planejamento, a Condsef espera que finalmente o governo apresente o que de concreto tem a oferecer aos trabalhadores públicos.

Os que apostaram na consolidação de uma política para fortalecer o Estado até agora estão esperando as ações práticas necessárias para se alcançar este objetivo. Indícios para duvidar de uma política mais preocupada com o Estado e menos interessada em atender os já privilegiados são muitos. A própria convocação do empresário Jorge Gerdau como conselheiro do governo Dilma mostra, para a Condsef, a vocação deste governo para escolher o caminho da privatização como solução para os problemas do Estado.

Até quando faltará vontade política? – Dessa forma, o governo está sinalizando que prefere transferir para a população o ônus de pagar por serviços que o Estado teria a obrigação de fornecer. O caminho mais fácil não interessa a sociedade que paga a maior taxa de impostos do mundo. Recordes freqüentes na arrecadação estão aí pra provar que o problema do setor público não está na falta de dinheiro, mas sim na falta de vontade política em resolver questões graves de distorções salariais e condições de trabalho que prejudicam ao longo dos anos os serviços prestados à sociedade.

Até agora Dilma tem mostrado que saúde, educação, e demais setores responsáveis diretos pelo atendimento à população não estão entre as prioridades do governo. A Condsef e os mais de 800 mil trabalhadores do Executivo Federal que a entidade representa esperam que nesta sexta o quadro seja diferente. A expectativa é de que, finalmente, o Planejamento mostre à população que ainda pode ter a esperança de contar com serviços de qualidade para os quais ela já paga caro faz tempo.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra