terça-feira, 12 de julho de 2011

Procuradoria evita que a União seja responsabilizada pelo pagamento de verbas trabalhistas a prestador de serviços terceirizados no STJ


AGU    -    12/07/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça do Trabalho, decisão favorável para que a União não seja responsabilizada pelo pagamento de verbas trabalhistas devidas a empregado terceirizado que prestava serviços no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Os advogados da União sustentaram que não há como aplicar a responsabilidade subsidiária da União no caso, pois violaria o artigo 5º, inciso II, e ao artigo 37 da Constituição Federal (CF) e aos artigos 66 e 71 da Lei nº 8.666, Licitações e Contratos. O artigo 71 da Lei nº 8666, por exemplo, isenta a Administração Pública de responsabilidade pelo cumprimento das obrigações trabalhistas quando houver o inadimplemento do empregador. A AGU destacou ainda que o próprio Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade deste dispositivo.

A Procuradoria-Regional da União na 1ª Região (PRU1) também destacou que a responsabilidade do Poder Público foi cumprida, através de retenção da fatura, da rescisão unilateral do contrato administrativo, bem como a imposição de pena de não contratação com a União no prazo de dois anos.

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) acolheu os argumentos da AGU e reformou decisão de primeira instância, excluindo a responsabilidade subsidiária da União.

A PRU1 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra