segunda-feira, 18 de julho de 2011

Procuradorias asseguram que servidores da Anvisa cumpram estágio probatório de 36 meses conforme Parecer da AGU


AGU     -    18/07/2011




Entendimento do parecer nº 17/2004, da Advocacia-Geral da União (AGU), de que estágio probatório deve durar três anos foi mantido pela Justiça Federal de Brasília. O posicionamento impediu a redução do tempo de avaliação dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para 24 meses.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto a Anvisa ressaltaram que o Supremo Tribunal Federal já estabeleceu a premissa de que "a estabilidade é garantia constitucional de permanência no serviço público outorgada ao servidor que, nomeado por concurso público em caráter efetivo, tenha transposto o estágio probatório de três anos (RE 400.343/CE, Relator Ministro Eros Grau, DJ 02/02/2006)".

Os procuradores sustentaram, ainda, que ao estender a aquisição de estabilidade para três anos, a Medida Provisória nº 431/2008, que alterou o artigo 20 da Lei nº 8.112/90, também decidiu pelo aumentou do período de estágio probatório.

A Juíza Federal Substituta da 2ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos e confirmou a tese da AGU de que o estágio probatório deve ser de três anos, julgando improcedentes os pedidos do Sindicato. Na decisão, a magistrada destacou que "a estabilidade e o estágio probatório são duas faces da mesma moeda".

Tentativa

O Sindicato Nacional de Servidores da Anvisa tentaou o reconhecimento do estágio probatório de 24 meses para todos que tomaram posse antes da alteração da lei que estendeu o tempo de avaliação. O objetivo era conseguir a o pagamento das eventuais diferenças remuneratórias decorrentes de promoção que os servidores foram impedidos de alcançar.

O estágio probatório destina-se a aferir a aptidão ao serviço público, enquanto a estabilidade é uma garantia para a sociedade e para o próprio servidor de que não sofrerá pressões ilegítimas ao longo de sua carreira. Após esse período, o concursado só pode ser exonerado através de decisão judicial transitada em julgado, após processo administrativo, ou procedimento de avaliação periódica de desempenho.

A PRF 1ª Região e a PF/ANVISA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra