segunda-feira, 18 de julho de 2011

Projeto incita a discórdia


Blog do Servidor Público Federal     -     18/07/2011




Sindicatos querem debater aposentadoria complementar no serviço público

Já com parecer favorável de seu relator na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, deputado Silvio Costa (PTB-PE) - da tropa de choque do sindicato -, o Projeto de Lei 1992/07, que institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, carrega a marca da polêmica. Apontado pelo governo como redentor do regime de previdência dos servidores públicos e com defendido ardorosamente pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, o Projeto de Lei, e a falta de debate em torno dele, sofre um combate sem trégua das entidades representativas do funcionalismo público federal.

A tropa de choque sindical no enfrentamento ao PL 1992 reúne entidades como o Sindifisco Nacional e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), presididas pelo auditor-fiscal Pedro Delarue. Ele argumenta que o "o assunto não está superado com a Emenda Constitucional 41, que institui a possibilidade, não a necessidade nem a obrigatoriedade, de haver uma previdência complementar".

Delarue sustenta ainda que o texto está carregado de incongruências e inconstitucionalidades que deixam o projeto fragilizado do ponto de vista legal, e cita como exemplo a natureza da administradora do fundo de previdência. "O texto diz que é uma entidade de direito privado e isto, por si só, já contrariaria a Constituição", afirma, lembrando que não há clareza quanto à participação dos trabalhadores na gestão do fundo .

Também na linha de frente da batalha contra o PL, o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) compartilha a opinião de Delarue. Para Lucieni Pereira, segunda vice-presidente da entidade o PL 1992 segue na contramão das recomendações da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), que prevê previdência diferenciada entre o setor público e o setor privado. "Não é possível adotar o mesmo modelo previdenciário para regimes de contratação tão diferenciados, com sacrifícios e deveres de lealdade incomparáveis", diz.

DIÁLOGO

O que também impressiona os sindicalistas é a falta de disposição do governo em aprofundar o debate sobre a matéria. "Não podemos admitir o que o deputado Silvio Costa pleiteia: que esta matéria seja aprovada a toque de caixa. Vamos fazer um debate sobre os erros que identificamos.

A matéria não está madura para votação", observa.

"Como sempre, o governo mantém uma postura autoritária, não se abre para o diálogo. Estamos fazendo pressão no Congresso Nacional tentando sensibilizar os parlamentares", completa Josemilton Costa, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), outra entidade contrária ao Projeto de Lei.

SAIBA +

O Projeto de Lei 1992/07 autoriza a criação de entidade fechada de previdência complementar: a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp).

Ela será estruturada em forma de fundação com personalidade jurídica de direito privado.

O projeto fixa a alíquota de contribuição de 7,5% e o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime geral de previdência.

Fonte:  Jornal de Brasília/DF        



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra