domingo, 10 de julho de 2011

Sem avanços em negociações, servidores da base da Condsef debatem paralisação a partir de agosto


Blog do Servidor Público Federal     -     10/07/2011





Representantes de servidores de 17 estados (PB, GO, PI, PE, TO, RJ, SP, BA, CE, SC, SE, RS, MG, AC, MS, AP, PA) e o Distrito Federal participaram de uma plenária nacional na sede da Condsef, nesta sexta-feira. Depois de concluir que nenhum avanço importante ainda foi alcançado após uma série de reuniões já realizadas no Ministério do Planejamento, os servidores da base da Confederação aprovaram o reforço no processo de mobilização e vão decidir se iniciam paralisação por tempo indeterminado em agosto. Entidades filiadas à Condsef realizam assembléias permanentes a partir desta segunda, 11. Uma nova reunião no Planejamento já está agendada para a próxima sexta, 15. O Planejamento sinalizou que poderá apresentar as disponibilidades orçamentárias para 2012. O governo tem até o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso Nacional propostas orçamentárias para o próximo ano.

Na última reunião no Planejamento, o secretário de Relações do Trabalho, Duvanier Ferreira, informou que a estrutura salarial dos servidores do Executivo está sendo estudada. A partir desta avaliação, segundo o Planejamento, será possível apresentar as prioridades do governo para 2012. Antes da próxima reunião com o governo, representantes das mais de 30 entidades nacionais que participam de campanha salarial unificada voltam a se encontrar para debater os rumos da luta dos servidores. Este encontro acontece na quarta, 13.

Na terça, 12, a Condsef tem reunião agendada no Planejamento. Em seu último Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) a Condsef aprovou cobrar uma resposta sobre a pauta específica dos setores de sua base, registradas em memorial. Neste conjunto está a extensão da Lei 12.277/10 para servidores de nível superior e concessão de mesmo percentual de reajuste para servidores de nível intermediário e auxiliar.

Busca por apoio da população – No início de agosto a Confederação promove mais uma plenária que vai definir se uma greve será necessária para cobrar do governo o cumprimento de acordos e atendimento de demandas urgentes. Paralelo ao debate sobre paralisação de atividades, as entidades filiadas à Condsef devem promover nos estados uma ampla campanha junto à população. Mesmo sendo a mais prejudicada quando há um processo de greve, os trabalhadores precisam da compreensão e apoio da sociedade que precisa ver que esta é uma luta que busca justamente a melhoria nos serviços públicos que são dever do Estado fornecer.

A corrupção, o mau uso do dinheiro público e o mito de que investimento no setor é sinônimo de gastança são mais alguns dos desafios que os servidores públicos precisam encarar. A luta contra o desmanche dos serviços públicos, contra privatizações e por um Estado forte é uma luta de todos que pagam uma das maiores taxas de impostos do mundo e têm direito a atendimento gratuito e de qualidade em setores essenciais.

Participe das atividades de mobilização em seu estado. Participe da luta em defesa dos servidores e serviços públicos.

Fonte: Condsef



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra