quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AGU comprova que professores da UFG aposentados pelo regime celetista não têm direito a gratificação de Retribuição por Titulação



AGU     -     24/08/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, impedir pagamento indevido da chamada "Retribuição de Titulação" a professores aposentados da Universidade Federal do Goiás (UFG) contratados pelo regime celetista.

A Procuradoria Federal do Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal junto a UFG explicaram que os professores não possuem direito a gratificação, pois a Lei nº 11.784/2008 determinou que os valores fossem pagos como incentivo as titulações de mestrado e doutorado apenas aos profissionais concursados.

Diversos professores aposentados da UFG ajuizaram ações alegando possuir o direito de receber a "Retribuição de Titulação". Para eles, a gratificação deveria ser paga aos servidores ativos e inativos.

O juízo Federal Substituto da 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal concordou com os argumentos apresentados pela AGU e destacou que "ao manterem vínculo regido pela CLT, na condição de empregados públicos, e se aposentarem antes da CF/1988, os impetrantes não foram enquadrados no plano único de classificação e retribuição de cargos e empregos das universidades federais, não fazendo jus, portanto, ao adicional pretendido".

Gratificação

A Retribuição por Titulação é uma gratificação concedida aos titulares de cargos efetivo de nível superior integrantes do Plano de Carreiras e Cargos de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública que sejam detentores do título de Doutor ou Mestre.

O objetivo é estimular os profissionais a buscarem novas titulações e aperfeiçoamento profissional.

A PF/GO e a PF/UFG são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra