terça-feira, 2 de agosto de 2011

AGU demonstra que curso de formação da Anatel deve ser oferecido de acordo com quantidade vagas disponíveis


AGU     -     02/08/2011



A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não é obrigada a oferecer curso preparatório a candidato que não tem classificação necessária para assumir vagas disponíveis em concurso público.

Em casos semelhantes, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto a Anatel sustentaram que o curso de formação visa preparar os candidatos para preencher cargos em aberto, mas obedece irrestritamente à ordem de classificação dos candidatos dentro das necessidades da Administração Pública e a quantidade de vagas disponíveis naquele momento.

O candidato havia alegado que a Portaria nº 152/2011, do Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, autorizou a nomeação de 71 cargos no quadro de pessoal da Agência para provimento a partir de 29 de julho de 2011. Isso, de acordo com ele, comprovaria a existência de vagas a serem preenchidas.

A Juíza Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, entretanto, não concordou com esta alegação e, com base em argumentos apresentados pelas Procuradorias, decidiu a favor da Anatel. De acordo com a sentença não houve ilegalidade em não convocar o candidato que alcançou a 13ª colocação, tendo ainda à sua frente mais candidatos que também não foram convocados. "O fato é que o chamamento de candidatos para novo Curso de Formação visa preencher os cargos em aberto, mas com irrestrito respeito à ordem de classificação dos candidatos dentro das necessidades da Administração", destacou a magistrada.

A PRF 1ª Região e a PFE/Anatel são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra