terça-feira, 16 de agosto de 2011

Aumenta a pressão pela Polícia Judiciária 1



Correio Braziliense    -    16/08/2011




A execução de Patrícia Acioli leva magistrados a atuarem no Congresso em defesa do projeto de lei que cria agentes especializados em segurança de tribunais

Assustados com a violência que tirou a vida da juíza Patrícia Acioli, assassinada na madrugada de sexta-feira, em Niterói (RJ), magistrados de todo o país trabalham nos bastidores pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara nº 3/2010. A proposta cria a Polícia Judiciária, que ficaria responsável pela segurança dos tribunais e dos juízes federais; dá poder de polícia aos agentes e inspetores de segurança judiciária; e institui o colegiado, no qual os casos que envolvem integrantes do crime organizado seriam julgados pelo juiz do processo e mais dois magistrados escolhidos por sorteio. O intuito é dividir a responsabilidade pela condenação e preservar o autor da sentença.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) vem pressionando o Congresso para que retome a votação do projeto, que foi aprovado na Câmara, mas sofreu mudanças no Senado. O texto foi aprovado pelo plenário da Casa em primeiro turno e agora depende de um acordo entre senadores para que seja apreciado em definitivo. O principal pleito da Ajufe, que é a criação da Polícia Judiciária, foi subtraído do texto apresentado pelo relator da proposta, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Caso não consiga emplacar mudanças no texto — a ser votado ainda neste mês no Senado —, a Ajufe lutará para que o projeto original seja aprovado na Câmara, fazendo com que a criação da polícia volte a ser cogitada.

A cúpula da Ajufe tem encontro marcado para esta sexta-feira com o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marcelo Vieira, para tentar um acordo para a aprovação da proposta no Senado.

"A criação da Polícia Judiciária não causaria qualquer dano aos cofres públicos porque já há pessoal na área de segurança dos tribunais. O fato é que hoje eles atuam como motoristas, em funções de cartórios e outros prestam uma segurança precária, uma vez que não têm porte de arma. Há casos em que o próprio segurança paga pelo porte para poder acompanhar os magistrados", explica o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy. "Já existe a experiência positiva da criação da Polícia Legislativa. A do Judiciário seria nos mesmos moldes", completa.

Críticas
Ao Correio, Alvaro Dias disse que tem se empenhado para que o projeto seja votado com rapidez pelo plenário. O tucano é favorável a dar poder de polícia aos agentes de segurança, mas discorda da criação da Polícia Judiciária. "Não há necessidade, porque acarreta em mais despesas. Creio que o Judiciário pode se valer da Polícia Federal", sugere.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), critica a proposta de criação da polícia e discorda da proposta de dar poder de polícia aos agentes de segurança. "Uma polícia paralela não é interessante para o Estado. Precisamos combater sem trégua a delinquência, mas, para isso, é preciso que o Estado dê segurança a quem é ameaçado, não só ao juiz, mas também ao cidadão comum", pondera.

O ministro diz rejeitar ainda a criação de colegiado para preservar o juiz criminal. "Penso que não chegamos ainda a essa posição tão extravagante em relação à identificação de quem condenou", opina. Gabriel Wedy, por sua vez, acredita que a "sentença coletiva" levará mais segurança aos magistrados, sendo "um grande avanço no combate ao crime organizado e transnacional".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra