terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comissão debate projeto que criminaliza atentado contra prédio público



Agência Câmara de Notícias    -     16/08/2011




A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza hoje audiência pública para discutir o Projeto de Lei 6041/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que tipifica como crime o atentado contra repartição pública.

O objetivo do projeto é proteger tribunais, sedes de promotorias de justiça, delegacias de polícia, presídios e outras instituições por onde tramitam processos judiciais ou onde os réus desses processos estejam presos. O autor diz que, frequentemente, delegacias e presídios são metralhados e sofrem atentados com explosivos, como forma de retaliação à ação da polícia ou para libertar presos. Segundo ele, a "escalada da violência" contra prédios e servidores da administração pública justifica o projeto.

O debate foi sugerido pelo relator da proposta, deputado Alberto Filho (PMDB-MA). Para ele, as penas previstas na proposta são muito severas. O projeto estipula pena de quatro a seis anos de reclusão para o atentado. Se este resultar em morte, o crime será considerado hediondo, e a pena aumentada para 12 a 30 anos de reclusão. Alberto Filho quer ouvir entidades não governamentais para colher subsídios para seu parecer.

Foram convidados para o debate:
- um representante do Ministério da Justiça;
- o procurador da República José Robalinho Cavalcanti;
- o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva;
- o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP);
- o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch;
- o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Antônio José Maffezoli Leite.

A reunião será realizada às 14 horas, no Plenário 6.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra