domingo, 21 de agosto de 2011

Contra desigualdade salarial



ALESSANDRA HORTO
O DIA    -     21/08/2011


                                         

Carreiras lutam pelo reconhecimento da União e pedem o fim de abismos remuneratórios

Rio - Faltam poucos dias para o governo federal bater o martelo sobre os reajustes que serão aplicados, a partir do próximo ano, para o funcionalismo federal. Enquanto o prazo não encerra, categorias lutam para conseguir reduzir os abismos salariais encontrados, principalmente, dentro da mesma sala de trabalho.

Servidor federal desde 1977 da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho, o programador de Educação do Trabalho Edilson Busson Gonçalves, mais conhecido como Mariano, 54 anos, contou à Coluna que a GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social) do INSS para Nível Intermediário é o dobro do valor pago pela GDPST (Gratificação de Desempenho para Previdência, Saúde e Trabalho) para o Nível Superior.

Já o vice-presidente da Asfoc (Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz), Paulo Garrido, disse que uma das principais perdas nos últimos anos foi a mudança do cálculo do pagamento de adicional por titulação. Por especialização representava 27% do vencimento básico. Mestrado, 52% e Doutorado 105%. “A partir de 2009 sofremos o desmonte da carreira. Os títulos passaram a ser pagos em valores absolutos”, disse Garrido.

Servidor do Ministério da Cultura, Sérgio de Andrade Pinto afirma que a categoria tem os piores vencimentos do País entre o funcionalismo federal: “Nosso quadro de pessoal está defasado. As pessoas estão pedindo para sair. Nossos salários são os piores da média nacional. Esperamos por reajuste salarial digno há anos”, reivindica.



                                                                                                                                   
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra