quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Em luta pelas nomeações



Correio Braziliense     -    25/08/2011





Aprovados em concursos realizados por órgãos da administração federal exigem ser convocados para ocupar os cargos

Aprovados e excedentes dos concursos da Agência Nacional de Águas (ANA), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) fizeram uma manifestação, ontem, em frente ao Ministério do Planejamento, para reivindicar as respectivas nomeações. O protesto aumentou a pressão sobre a ministra Miriam Belchior, que, com o corte no orçamento, precisará se virar se quiser atender os manifestantes.

Ao tentar marcar uma reunião com a secretária de Gestão do órgão, Ana Lúcia Amorim de Brito, o grupo deparou com portas fechadas. "É um absurdo não nos deixarem entrar. Só queremos um encontro para reivindicar um cronograma de nomeações", reclamou a arquivista Roselene Cândida Alves, 30 anos, primeira colocada em seu cargo na seleção da CVM. A equipe de segurança  alegou que a medida fazia parte de um esquema de proteção das instalações públicas.

Roselene alega que o órgão regulador precisa repor o quadro de funcionários, mas ainda não nomeou os classificados no concurso do ano passado, que abriu 150 vagas de níveis médio e superior. "Muitos servidores já se aposentaram e não foram substituídos." O certame tem validade até 2013.

Já a bióloga Nádia Menegaz, 32 anos, reivindica a nomeação dos excedentes da ANA, que tem prazo mais apertado, até dezembro. "Especialistas já alertaram que poderá haver crise de água caso o sistema não seja melhorado, e eles não têm pessoal suficiente. Além disso, dos 100 convocados, 13 desistiram e sobraram oito vagas do concurso anterior. Eu estaria dentro deste número", protestou. Preocupada com o buraco no quadro de pessoal, que tem 270 servidores em exercício e um deficit de 125, a autarquia espera permissão para preencher as vagas efetivas.

Além disso, pediu autorização para fazer um segundo curso de formação. A proposta é convocar mais 41 especialistas em recursos hídricos, um especialista em geoprocessamento e 20 analistas administrativos. A agência informa que 10 servidores foram exonerados desde que começaram a ser feitas as convocações.

Entre os primeiros colocados na seleção da Previc, o economista Fernando Folle, 23 anos, também aguarda nomeação. "Cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB) não é fiscalizado por falta de pessoal. A despesa com funcionários seria menor que a perda desse dinheiro, que soma bilhões por ano", declarou.

Sem debate
O governo fugiu das discussões sobre o orçamento marcadas para ontem com os servidores. Dando continuidade ao movimento para pressionar a equipe da presidente Dilma Rousseff, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) agendou para a tarde uma audiência pública na Câmara dos Deputados. Mas a reunião foi cancelada. Na última hora, o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Cleber Ubiratan de Oliveira, avisaram que não poderiam participar do debate na Comissão de Legislação Participativa da Câmara. "Não queremos fazer pré-julgamento. Mas esse encontro estava marcado há, pelo menos, um mês", disse Josemilton Costa, secretário-geral da Condsef. Para a Comissão, o governo disse que seus representantes tinham de participar de reuniões justamente sobre o fechamento da proposta orçamentária.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra