segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em trincheiras opostas



Jornal de Brasília     -     22/08/2011




Emendas que aumentam salário no Judiciário e MPU não têm consenso
Embora ainda não tenham sido incluídos no Orçamento para 2012 nem votados na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados (CFT), os projetos de lei que tratam do reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) já suscitam polêmica.

A briga para definir o modelo de remuneração coloca duas entidades sindicais em lados opostos. De um lado, o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e MPU no Distrito Federal (Sindjus-DF) defende o modelo que mantém o vencimento básico e aumenta apenas a Gratificação de Atividade Judiciária. Do outro, o Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (Sinasempu) fecha com a remuneração por subsídio, que substitui o atual modelo, composto por vencimentos, gratificações e vantagens pessoais.

Em defesa da emenda de Policarpo, o Sindjus argumenta que a proposta melhora o salário de todos os servidores sem aumentar o impacto financeiro. “Além disso, se compatibiliza com o que foi definido pela comissão de tribunais que analisou a reestruturação da carreira”, observa Berilo Leão, coordenador-geral da entidade. Já o diretor do Sinasempu, Aroldo Galindo, avalia que a implementação do subsídio apresenta vantagens como remuneração superior para a maioria dos servidores, redução do impacto orçamentário, ao longo do tempo; transparência e paridade de vencimentos entre o pessoal da ativa e os aposentados; uniformização da remuneração, com o fim das grandes disparidades remuneratórias; aposentadoria com vencimentos integrais.

Prejuízos e benefícios
No embate de ideias, Leão critica a tentativa do governo de melhorar apenas o salário do analista, parcelando-o em seis anos. Na opinião dele, excluindo técnicos e auxiliares, o governo quer impor à esses cargos um congelamento de salários. “Ocorre que para esses cargos a realidade do Judiciário e do MP é diferente dos outros poderes.

Os técnicos estudaram e 90% detêm nível superior, realizam atividades de complexidade compatível com esse requisito”, explica o coordenador do Sindjus, entidade que representa 11 mil dos quase 18 mil servidores lotados no DF.

O fim dos adicionais de qualificação, do pagamento de horas extras e dos percentuais de insalubridades, são outros prejuízos enumerados por Leão. Já Aroldo Galindo contrapõe que o subsídio não suprime os auxílios creche e alimentação, que são verbas indenizatórias, e veda o acréscimo de gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória com natureza de vencimento.
“Entretanto, a garantia do direito adquirido não impede a modificação do regime de vencimento para o servidor. O debate entre novos e antigos afasta o verdadeiro debate, quando o foco é a elitização entre as carreiras de algumas áreas do MPU, em detrimento de outras na mesma instituição”, finaliza.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra