quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Fundo pode ser votado



Autor(es):  Vânia Cristino
Correio Braziliense     -     10/08/2011




O presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (PTB-CE), coloca hoje em votação o projeto de lei que cria o regime de previdência complementar dos servidores públicos federais, encaminhado pelo governo em 2007. Aprová-lo não será tarefa fácil. Os servidores rejeitam qualquer mudança, no que são apoiados por muitos parlamentares. Caso 13 deputados votem contra, o item poderá ser retirado de pauta.

Ontem, durante um bate-papo eletrônico promovido pela agência de notícias da Câmara, o deputado sentiu o clima. "Eles (os servidores) são contra o projeto por uma questão corporativa, já que a proposta não prejudica os atuais funcionários", observou Sílvio Costa. O parlamentar disse que quem é contra não apresenta nenhuma alternativa.

Costa está convencido de que o projeto dá uma perspectiva de futuro para a Previdência Social no Brasil, e não apenas para a dos servidores. "A Previdência está quebrada. Os dois sistemas — o dos funcionários públicos e o dos trabalhadores da iniciativa privada — dão prejuízo. O rombo ultrapassa R$ 100 bilhões por ano", afirmou.

Pela proposta do governo, o novo regime abrigará todos os que ingressarem no serviço público após a vigência da lei. Os novos servidores terão o valor dos proventos de aposentadoria e pensão limitados ao teto máximo do salário de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje em R$ 3.689,66. Qualquer valor adicional será obtido mediante adesão e contribuição à Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal, o novo fundo de pensão que reunirá numa mesma entidade os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra