sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Membros da PF reagem a críticas e ameaçam com greve nos próximos dias



Blog do Noblat     -     12/08/2011




André de Souza, O Globo

Delegados e peritos da Polícia Federal (PF) rebateram [ontem] as críticas do governo de que houve exageros na Operação Voucher , que estão sendo conduzidas pela PF e investigam desvios de recursos destinados ao Ministério do Turismo.

Em comunicado no qual ameaçam cruzar os braços já em agosto se não tiverem suas reivindicações atendidas - que incluem o fim dos cortes orçamentários e da terceirização, além da retomada dos concursos públicos - os delegados e peritos aproveitam para dizer que as críticas "repercutiram negativamente entre essas duas carreiras".

- A Polícia Federal já está sofrendo com a agenda econômica do governo (cortes orçamentários), não pode ser pautada também pela sua agenda política - disse o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Bolivar Steinmetz.

Além da ADPF, assinam o comunicado a Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Entre os que não ficaram satisfeitos com a Operação Voucher estão a presidente Dilma Roussefff, o vice Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e vários parlamentares, além do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. A principal reclamação é a de que teria havido abuso na utilização de algemas nos suspeitos presos.

Há entre os policiais federais o sentimento de que o ministro da Justiça tem sido tímido em defender as necessidades orçamentárias da PF, piorando a situação quando a critica na questão do uso de algemas.

- O ministro da Justiça não tem feito a defesa do orçamento da polícia, dos concursos que precisa. E no momento que o ministro tem oportunidade para fazer isso (a defesa da PF), ele critica - diz o presidente da Fenadepol, Antônio Góis, para quem as críticas na Operação Voucher podem contribuir com a paralisação:

- A polícia, sofrendo um processo de vitimização, aumenta a disposição para a mobilização.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra