terça-feira, 2 de agosto de 2011

Projeto prevê creches para funcionários dos órgãos de segurança


Agência Câmara de Notícias     -     02/08/2011




A Câmara analisa proposta que obriga a União, os estados e o Distrito Federal a instalar creches e pré-escolas próximas às unidades de segurança pública. Elas deverão ser destinadas aos filhos e dependentes dos funcionários dos órgãos de segurança.

A medida está prevista no Projeto de Lei 554/11, que autoriza a substituição desse benefício pela concessão de auxílio-creche ou auxílio pré-escola.

O autor do projeto, deputado Mauro Nazif (PSB-RO), acredita que a proposta deverá concretizar dispositivo previsto na Constituição Federal, segundo o qual os trabalhadores têm direito à assistência gratuita dos filhos e dependentes desde o nascimento até os cinco anos de idade em creches e pré-escolas.

“Embora esse direito seja constitucional, observa-se que ele ainda não foi concretizado pela União e por muitos estados brasileiros, criando enormes dificuldades para essa categoria profissional”, argumenta.

Outras duas propostas semelhantes ao PL 554/11 já haviam tramitado na Câmara: PL 4685/09 e PL 5561/05, dos então deputados Capitão Assumção e Capitão Wayne, respectivamente. Ambas foram arquivadas.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra