sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto prevê folga anual para exame preventivo de câncer de servidora


Agência Câmara de Notícias      -     05/08/2011




A Câmara examina o Projeto de Lei 654/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que prevê um dia de folga por ano para as servidoras públicas federais realizarem exame preventivo de câncer.

"O câncer de mama e o cérvico-uterino ocupam a terceira colocação no País de causa mortis por câncer. O objetivo do projeto é identificar a doença no início, quando o tratamento é viável", disse.

A proposta também prevê que o ingresso da mulher no serviço público federal seja precedido do exame preventivo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é responsável pela morte de mais de 200 mil mulheres por ano no mundo, sendo o segundo mais frequente entre as mulheres. Mas é também o segundo em potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente.

O câncer de mama, por sua vez, é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Mesmo com boas possibilidades de tratamento, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, segundo o Inca. Uma possível explicação para isso é o fato de a doença ainda ser diagnosticada em estágios avançados.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra