sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto prevê reintegração funcionários demitidos pela Dataprev em 99



Agência Câmara de Notícias     -     26/08/2011




A Câmara analisa o Projeto de Lei 898/11, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que garante a reintegração de ex-empregados da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) em postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme o texto, a medida vale para os funcionários que tenham sido despedidos ou dispensados sem justa causa ou demitidos sem direito a realocação no período compreendido entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de janeiro de 2000.

Segundo texto, o servidor deve ser reincorporado ao cargo que ocupava antes ou, quando for o caso, naquele resultante de eventual transformação, assegurada a respectiva progressão salarial e funcional. A reintegração não será retroativa, ou seja, só gerará efeitos financeiros depois do efetivo retorno ao serviço.

O autor lembra que, 1999, o Ministério da Previdência determinou que todos os servidores cedidos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fossem devolvidos à Dataprev. Ao serem devolvidos, muitos foram demitidos.

O projeto (PL 1786/07) foi inicialmente proposto pelo ex-deputado Edmilson Valentim, mas foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída. Filipe Pereira, que reapresentou a proposta, argumenta que a iniciativa pretende conceder uma espécie de anistia trabalhista aos empregados da Dataprev que foram irregularmente demitidos. “O projeto vai permitir que esses trabalhadores possam reaver seus direitos e retornar com dignidade aos antigos empregos”, defende.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra