quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PSDB vai sugerir a Dilma cortar cargos no Executivo para enfrentar crise



Agência Câmara de Notícias     -     10/08/2011



O PSDB vai sugerir um enxugamento dos cargos do Executivo à presidente da República, Dilma Rousseff. A proposta, que deverá ser enviada à presidente no fim do agosto, é a “contribuição” do partido ao enfrentamento da crise internacional, como explicaram há pouco, em entrevista coletiva, os líderes do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e da Minoria, Paulo Abi-Ackel (MG).

“Hoje temos 40 ministérios e 23.500 cargos comissionados no Executivo. Vamos propor o enxugamento da estrutura e a diminuição dos gastos. Nós, da oposição, queremos dar nossa contribuição”, disse Nogueira. Segundo ele, a proposta será tornada pública e enviada à presidente por ofício.

Também participaram da coletiva o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e líderes da legenda no Senado. Guerra descartou uma audiência com Dilma Rousseff. “Nem nós pediremos, nem ela deseja”, ironizou.

O líder do governo, deputado Candido Vaccarezza (SP), disse que toda sugestão será bem-vinda. “Tudo o que for positivo, independente de onde venha, nós vamos analisar com muito carinho”, afirmou.

Além da proposta de corte de cargos, o PSDB vai pedir prioridade aprovação de quatro propostas com objetivo de combater a corrupção na administração pública:

- PLP 149/00, do Senado: Assegura ao cidadão o direito a amplas informações sobre os atos de gestão financeira e orçamentária dos entes da federação;
- PEC 68/07, do deputado Luiz Couto (PT-PB): Proíbe o sigilo processual dos crimes contra a administração pública;
- PL 1311/07, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR): Determina que o TCU divulgue, na internet, dados sobre as compras feitas por órgãos públicos;
- PL 1277/07, do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP): Dá prioridade aos processos relativos a crimes praticados por autoridades públicas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra