terça-feira, 9 de agosto de 2011

Servidores federais perdem correção do salário e vão ter que devolver R$ 424 mil



ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     09/08/2011




Rio - Servidores públicos que receberam diferenças salariais decorrentes de perdas pelos planos Bresser e Verão e que trabalharam no Ministério da Ciência e Tecnologia terão que devolver aos cofres públicos os valores recebidos em 1998. A decisão é do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e pode ser usada jurisprudencialmente por outros ministérios. A medida foi tomada porque o Supremo Tribunal Federal declarou indevidos esses reajustes, e a União ajuizou ações rescisórias para anular decisões anteriormente favoráveis aos trabalhadores.

O caso julgado pelo TST envolve cinco servidores públicos contratados pelo regime da CLT. Eles tinham pedido o obtido reajuste com base no IPC de junho de 1987 e na URP de abril e maio de 1988 e de fevereiro de 1989 (Planos Bresser e Verão). Em 1998, os funcionários receberam, ao todo, cerca de R$ 424 mil em créditos de diferenças salariais. Agora terão que devolver.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra