segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Suspensa decisão que concedia reajuste indevido a aposentados e pensionistas da RFFSA



AGU     -      22/08/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, o pagamento indevido de reajuste de 47,68% nos benefícios de aposentados e pensionistas da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA). Pela Lei nº 4.345/1964, o Governo Federal concedeu reajuste de 110% a diversas categorias, dentre elas os ferroviários. Alegando que o reajuste não foi implementado integralmente, ferroviários da RFFSA ajuizaram ações trabalhistas para pedir o resíduo de 47,68% e obtiveram decisões favoráveis. Aposentados e pensionistas resolveram, então, pedir na Justiça o mesmo direito.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1), a Procuradoria Regional da União da 1ª Região (PRU1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (PFE/INSS) explicaram que a União não poderia pagar o reajuste, pois o prazo legal para cobrá-lo já passou. A lei que determinava o reajuste é de 1964 e as dívidas da União têm de ser requeridas em até cinco anos.

Os procuradores federais e advogados da União informaram que a Lei 4.345/64 não concedeu reajuste linear, mas uma reestruturação dos quadros e tabelas de pessoal, condicionada à observância de limitações legais.

Afirmaram, também, que o reajuste concedido a alguns ferroviários decorreram de acordos firmados com a RFFSA e homologados na Justiça Trabalhista, dos quais não fizeram parte os aposentados. Os efeitos das decisões judiciais alcançavam apenas os participantes da ação, conforme prescreve o artigo 472 do Código de Processo Civil (CPC).

Os aposentados e pensionistas conseguiram, incialmente, decisão na 29ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, mas a AGU recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF1), que cassou a decisão. "As decisões judiciais somente aproveitam ou prejudicam as partes litigantes, nos respectivos processos (art. 472 do CPC), não podendo ser estendidas a terceiros estranhos a lide. Desse modo, os autores, que não integraram a demanda trabalhista, não podem ser beneficiar dos efeitos dos acordos ali firmados", destacou a decisão.

A PRF1 e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal. A PRU1 é unidade da Procuradoria-Geral da União (PGU). A PGF e a PGU são órgãos da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra