sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Suspensa decisão que obrigava União a empossar candidatos de concurso da UFRJ sem validade



AGU     -     12/08/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, a posse indevida de candidatos a área de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aprovados em concurso público realizado em 2005, que já expirou a validade.

A Procuradoria Regional de União na 2ª Região (PRU2) demonstrou, no Tribunal Regional Federal (TRF2), que não era possível cumprir decisão de primeira instância que obrigava à União a nomear em até 45 dias os profissionais de saúde. A validade do concurso terminou no dia 30/06/08 e os serviços prestados pelo Hospital Universitário à população não poderiam ser prejudicados por conta da substituição dos candidatos pelos funcionários contratados por cooperativas.

Os advogados da União informaram que não haveria cargos vagos para atender à liminar. Ainda que existissem, não caberia à União, mas sim à própria universidade, a competência para realizar o concurso público para preenchimento das vagas.

Além disso, a criação de cargos na Administração Pública depende sempre de lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, como prevê a Constituição Federal.

Por fim, a PRU2 concluiu que a posse dos candidatos poderia causar lesão à segurança jurídica, à ordem pública, administrativa, econômica e financeira.

Ao decidir, o TRF suspendeu a decisão concedida em ação do Ministério Público Federal contra a União. Considerou que a substituição "importará forçosamente em risco concreto à eficiência ou até mesmo à continuidade daqueles serviços prestados pela UFRJ, os quais já são objetos de muita crítica, principalmente tendo em vista os prazos exíguos para a efetivação de todos os atos administrativamente necessários, inclusive para eventual realização de novo certame público".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra