quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Técnicos das universidades federais fazem manifestação na Esplanada



Agência Brasil     -     11/08/2011




Brasília - Servidores técnico administrativos das universidades federais, em greve desde o dia 6 de junho, fizeram uma manifestação hoje (11) pela manhã em frente ao Ministério do Planejamento para pressionar o governo a atender as reivindicações da categoria. Cerca de 1,6 mil servidores de todo o Brasil estão acampados na Esplanada dos Ministérios desde a última terça-feira (9).

Segundo Paulo Henrique Santos, coordenador-geral da Federação dos Sindicatos das Universidades Brasileira (Fasubra), o governo não tem procurado negociar com os trabalhadores  em greve. “A paralisação já dura 68 dias. Até o momento, o governo não apresentou nenhuma proposta concreta  para dar uma solução efetiva à pauta”, disse o coordenador.

De acordo com ele, representantes da Fasubra esperam ser recebidos pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no início da próxima semana, para negociar as reivindicações da categoria. “Ontem [quarta-feira, 10], em reunião com a ministra, a Central Única dos Trabalhadores pautou a nossa greve. E, ao final da reunião, foi noticiado para os servidores acampados que a  Miriam Belchior havia se comprometido a receber os representantes da Fasubra”, declarou.

Aproximadamente 100 mil técnicos administrativos de 50 instituições aderiram à paralisação, segundo estimativas da federação. As principais reivindicações da categoria são aumento salarial, equiparação entre ativos e inativos, entre trabalhadores que exerçam a mesma função e restruturação de carreiras extintas.

Os servidores também criticam a Medida Provisória nº 520 que autoriza o governo a criar a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, para gerenciar os hospitais públicos universitários. “Os 42 hospitais universitários estão na mira da privatização. Isso prejudica a população. A intenção é deixar de atender pessoas carentes para atender convênios privados”, criticou a auxiliar de enfermagem Antônia Rodrigues, do Hospital da Universidade Federal do Ceará.

Na última semana, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima determinou, por meio de uma liminar, que pelo menos 50% dos servidores em greve voltem a trabalhar.  Para a Fasubra, a decisão não invalida a greve. “Isso dá legalidade ao nosso movimento”, destacou a coordenadora-geral da Fasubra,



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra