quinta-feira, 4 de agosto de 2011

VIDEOCONFERÊNCIA VAI TIRAR DÚVIDAS SOBRE EXAMES PERIÓDICOS


Sítio do Servidor Público
Brasília     -     03/08/2011




 A realização de exames médicos periódicos pelos servidores públicos federais será o tema de uma videoconferência a ser realizada amanhã (quinta-feira, 4), a partir das 9h, pelo Ministério do Planejamento, por intermédio de seu Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor-Desap, ligado à Secretaria de Recursos Humanos (SRH-MP).

O objetivo é discutir a concepção, legislação e conceitos sobre exames periódicos, além de tirar dúvidas com relação à realização dos exames. A iniciativa é da Fundação de Seguridade Social Geap, que atende a 53 órgãos do Executivo, no Brasil inteiro, e aberta a todas as operadoras de saúde. Participarão servidores e gestores de Recursos Humanos de todos os órgãos do Sipec.

(Clique aqui para ver os contatos e endereços onde pode ser acessada a videoconferência)

Os exames periódicos foram introduzidos na Administração Pública Federal em 2009, mas só a partir de abril deste ano, quando foi publicada a Portaria 783 da SRH/MP, os órgãos passaram a ser obrigados a lançar as informações on-line, utilizando módulo próprio no sistema Siape-Saúde. Com isso, aumentou o controle das informações sobre a saúde do servidor e o ambiente de trabalho.

“Os exames são um direito do servidor e uma obrigação do Estado”, afirma o diretor do Desap, Sérgio Carneiro. “Até há pouco tempo, o Estado cobrava essa postura da iniciativa privada, mas ele próprio não agia assim. Agora isso mudou”, completa.

A mudança ocorreu com a introdução do Artigo 206-A na Lei 8.112/1990 (o Regime Jurídico do Servidor). Em seguida, veio a regulamentação, pelo Decreto 6.856/2009.

Os exames devem ser feitos a cada dois anos pelos servidores com idade entre 18 e 45 anos; a cada ano pelos que têm mais de 45; e a cada seis meses pelos servidores que operam com Raios-X ou substâncias radioativas.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra