domingo, 18 de setembro de 2011

141 mil vagas na União



PRISCILA BELMONTE
O DIA     -     18/09/2011




Começar a preparação agora garante mais chances em 2012


Rio - Profissionais que almejam os salários e a estabilidade da carreira pública têm nas vagas previstas pelo Ministério do Planejamento no orçamento deste ano a oportunidade dos sonhos. A proposta de contratação, entregue para votação no Congresso no início do mês, prevê 141 mil oportunidades só no ano que vem.

Do montante, 55 mil servidores serão contratados ainda em 2012, segundo a ministra Miriam Belchior. Os salários podem chegar a R$ 19 mil, de acordo com a função.

As chances serão distribuídas pelo Executivo (136.795), Legislativo (72), Judiciário (3.699) e Ministério Público da União (576). Mas a prioridade do governo será a Educação superior e tecnológica.

A pasta do ministro Fernando Haddad vai oferecer 94 mil vagas em 2012 para professores e funcionários administrativos. Os postos são para novos cargos e substituições.

Atraída pelos bons salários, a desempregada Ângela Tavares, de 43 anos, começou a estudar para concurso público em março. Para atingir o objetivo de passar para o Ministério Público ou para o Tribunal de Justiça, ela não abre mão de livros de boa qualidade. “Um material bom faz a diferença. Estudo com outros livros para complementar o conteúdo adquirido nas aulas. Além disso, faço muitos exercícios”, afirma.

Aluno do Curso Maxx, o professor de Educação Física Felipe Carvalho Fernandes, de 24 anos, também é adepto dos exercícios para aprender melhor as disciplinas dadas em sala: “Além disso, busco associar as questões com as situações da vida real”.

O que os candidatos terão pela frente

- Obstáculo número um é mudar a rotina e reservar, no lotado dia a dia, horário para estudo preparatório.

- Passo seguinte é organizar o orçamento para bancar a preparação e as taxas de inscrição nos concursos.

- Terceiro obstáculo é dosar estudo e vida pessoal de forma equilibrada. Sem isso, a aprovação ficará difícil.

- Maior desafio é não desanimar em caso insucesso nas primeiras tentativas. Aprovação com classificação dentro das vagas pode demorar.

- Com essa quase ninguém conta. Não dá para descuidar da saúde na preparação. Para ser admitido, aprovado tem que passar em inspeção de saúde.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra