sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AGU garante pagamento de terceirizados do Instituto Federal de Tecnologia do Tocantins devido por empresa inadimplente



AGU     -      30/09/2011





A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, o pagamento de direitos trabalhistas de funcionários da empresa Solução Segurança e Vigilância Ltda, que prestavam serviços terceirizados ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Ela prestou os serviços de vigilância de julho de 2010 a agosto de 2011, mas descumpriu várias cláusulas, como atraso e não pagamento de vale-transporte e auxílio alimentação. O IFTO tinha ainda R$ 225,92 mil para pagar à empresa, mas a Procuradoria Federal no Tocantins (PF/TO) entrou com ação com ação civil pública na Justiça para garantir o pagamento das verbas trabalhistas com esse dinheiro.

A PF/TO informou que muitas vezes a União é condenada subsidiariamente no pagamento de verbas trabalhistas devidas por empresas terceirizadas, por isso, era preciso atuar preventivamente. Isso porque há risco de dano irreparável aos cofres públicos, caso a IFTO fosse obrigada a arcar com as dívidas da empresa.

Além disso, outros credores da Solução Segurança e Vigilância Ltda poderiam requerer judicialmente o pagamento dos débitos, com o dinheiro devido pelo IFTO.

A 1ª Vara do Trabalho de Palmas (TO) concordou com os argumentos e determinou o bloquei de os créditos e faturas pendentes de pagamento pelo instituto federal. Também autorizou o pagamento dos salários atrasados diretamente aos servidores terceirizados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra