quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Protesto pede reajuste e segurança



Autor(es):  Fábio Fabrini
O Globo     -     22/09/2011





Juízes e membros do MP pressionam governo por aumento


BRASÍLIA - Cerca de 1,4 mil magistrados e integrantes do Ministério Público fizeram ontem ato no Congresso para pressionar os parlamentares por aumento de salários e uma política especial de segurança que evite ameaças e assassinatos como o da juíza Patrícia Acioli. Os manifestantes querem que a elevação de seus subsídios seja analisada separadamente à dos demais servidores do Judiciário, argumentando que, assim, o ônus para os cofres públicos será menor.


A presidente Dilma Rousseff repassou ao Congresso a responsabilidade de aprovar os aumentos, mas alertou que, em tempos de ajuste fiscal, eles causariam um impacto de R$7,7 bilhões no Orçamento da União para 2012, o que implicaria perdas na área social. O valor corresponde, por exemplo, a 87% da verba adicional aprovada para o Programa Brasil Sem Miséria no ano que vem. Em projetos de lei enviados à Câmara, magistrados e procuradores da República reivindicam correção de 14,79% em duas etapas. Já a proposta dos demais servidores dos tribunais é de elevação média de 56,7%, segundo o Ministério do Planejamento, além da aprovação de um plano de carreira.


O argumento das entidades que se mobilizaram ontem, Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do MP, é que o governo não deveria colocar os pedidos num só pacote.


- Os servidores têm seus direitos. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Nossa perda (salarial) é anterior e mais grave. O plano de carreira (dos servidores) é mais complexo e mais caro - alegou o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Renato Henry Sant"Anna.


Conforme manifesto distribuído ontem, desde 2006 as perdas salariais chegam a 22%.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra