terça-feira, 20 de setembro de 2011

Comissão se reúne hoje para votar projeto sobre empresa de serviços hospitalares



Agência Câmara de Notícias     -     20/09/2011





Proposta também poderá ser votada nesta terça-feira pelo Plenário.

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei 1749/11, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se reúne às 14h30 para votar o parecer do relator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE). A reunião ocorrerá no Plenário 9.

O anúncio da reunião foi feito hoje, apesar de o presidente da comissão, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), ter afirmado na semana passada que a comissão não votaria o projeto, em razão de tumulto provocado por servidores dos hospitais universitários que protestaram contra o projeto.

A proposta, de autoria do Poder Executivo, tramita em regime de urgência constitucional e pode ser votada na noite de hoje pelo Plenário, independentemente do parecer da comissão especial.

Público x privado
O projeto cria a Ebserh para administrar hospitais universitários federais. Um dos objetivos da nova empresa é resolver problemas na contratação de trabalhadores para esses hospitais. Atualmente, os contratos costumam ser são firmados por intermédio das fundações de apoio das universidades, com bases legais frágeis.

O relator do projeto, deputado Danilo Forte, apresentou substitutivo que exclui a possibilidade de a Ebserh ser constituída como sociedade anônima. “Vamos garantir que o controle total seja da União, e o patrimônio, 100% público.”

Há temor, no entanto, de que a criação da empresa resulte em terceirização dos serviços prestados pelos hospitais. “Na verdade, é uma empresa pública na sua natureza formal, mas as subsidiárias são privadas. Então, essa natureza híbrida mudará substancialmente e isso poderá acarretar uma priorização de convênios, de relações privadas”, disse a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra