sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Dilma envia ao Congresso aumento para Judiciário



Agência Senado     -     02/09/2011





"Em respeito ao princípio republicano da separação dos Poderes", a presidente Dilma Rousseff encaminhou nesta sexta-feira (2) ao Congresso Nacional proposta de elevação dos salários dos servidores do Judiciário e do Ministério Público Federal.

Essa proposta, com impacto estimado de R$ 7,7 bilhões em 2012, não foi acolhida pelo Executivo no projeto do Orçamento da União para o próximo ano (PL 28/11-CN). A presidente optou por encaminhá-la separadamente para deliberação do Congresso.

Em mensagem aos parlamentares, Dilma Rousseff apresentou a razão de não contemplar no projeto orçamentário a proposta do Judiciário e do Ministério Público: o quadro de incerteza da economia mundial.
Para a presidente, é "indispensável que o Brasil mantenha uma realidade fiscal responsável que lhe permita lidar com sucesso com eventuais situações de crise".

Déficit
Na mensagem lida na sessão de sexta-feira pelo senador Paulo Paim (PT-RS), Dilma Rousseff advertiu que "várias economias enfrentam problemas justamente por sua situação fiscal, com alto endividamento e déficit públicos".

Nesse cenário, conforme a avaliação da presidente, é importante que o país mantenha sua trajetória de equilíbrio fiscal". Um aumento excessivo na despesa primária do governo central, segundo ela, traria "insegurança e incerteza" sobre a evolução da economia em um contexto internacional adverso.
Compartilhamento

Dilma Rousseff considerou necessário que o esforço pelo equilíbrio fiscal seja compartilhado por todos os Poderes e ressaltou que o Executivo já adota "uma política de moderação" na despesa com pessoal.
A presidente observou que a inclusão no Orçamento de "propostas grandes de reestruturação" para o funcionalismo federal prejudicaria a "efetiva implementação de políticas públicas essenciais", como as de saúde, educação e redução da miséria.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra