segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fim da greve de administrativos das universidades está definido



ALESSANDRA HORTO
O DIA    -    19/09/2011





Rio - Técnicos administrativos de universidades federais deverão suspender a paralisação a partir do próximo dia 26. A decisão é do comando nacional de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). A partir da determinação, cada sindicato regional vai promover assembleia com instituições de ensino e discutir a decisão do comando. A greve começou no dia 6 de junho.

Segundo a coordenadora-geral da Fasubra, Leia Oliveira, a paralisação já “cumpriu o papel político”. Por essa razão, explicou ela, foi encaminhada a orientação para decisão unificada. Ela argumentou que, durante a greve, o governo negou-se a aceitar uma mesa de negociação enquanto a categoria não retornasse ao trabalho. Leia ressaltou ainda que o retorno à ativa “não significa que a luta vai acabar, mas ela segue para um patamar fora da greve”.

Os técnicos reivindicam que o piso salarial da categoria seja recalculado para, pelo menos, três salários mínimos (R$ 1.635). Segundo a federação, o vencimento atual é de R$ 1.034. A intenção da entidade era que o reajuste fosse incluído no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2012, que já foi encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional.

“Para nós, isso não é uma derrota. Quando se entra numa luta, você tem que estar preparado para ganhar ou perder. Vamos continuar defendendo nossas proposições, vamos pressionar para recuperar esse prejuízo em 2012 e 2013”, afirmou a coordenadora da Fasubra.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra