sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PMN questiona norma sobre distribuição de servidores na Câmara



STF     -     02/09/2011





O Partido da Mobilização Nacional (PMN) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4647) contra a Resolução 4/2011, da Câmara dos Deputados, que trata da distribuição de cargos entre as lideranças dos partidos políticos.

O partido explica que há quatro anos a Câmara editou a Resolução 1/2007, que tratava de cargos em comissão de natureza especial do quadro de pessoal daquela Casa. O texto da resolução se baseava na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95), que estabelecia a cláusula de barreira. Assim, a resolução determinava que somente os partidos com bancadas integradas por, no mínimo, cinco deputados fariam jus a servidores comissionados e efetivos a serem lotados nos respectivos gabinetes de liderança.

No entanto, como destaca o PMN, o Supremo declarou a inconstitucionalidade da cláusula de barreira em 2006 e, para adaptar a resolução a essa decisão, a Câmara dos Deputados editou um ato regulamentar para fomentar a formação de gabinetes das legendas das minorias, concedendo-lhes servidores efetivos e comissionados em quantias compatíveis com o tamanho das respectivas bancadas parlamentares. Dessa forma, o PMN passou a ter 25 servidores, sendo oito efetivos e 17 cargos de natureza especial.

Em sentido contrário, a Resolução 4/2011 alterou novamente essa forma de distribuição e, segundo o partido, prejudicou o funcionamento parlamentar das legendas minoritárias, “evidenciando manifesto intuito de lhes aniquilar da vida político-partidária”.

Com a alteração, o PMN passou a ter direito a apenas oito servidores, todos ocupantes de cargos de livre provimento, ou seja, nenhum servidor efetivo que, segundo o partido, são os que, de fato, conhecem as particularidades de funcionamento da Câmara e podem promover um efetivo funcionamento parlamentar.
A divisão se mostra injusta, conforme argumenta a legenda, pois alguns partidos maiores terão à sua disposição até 76 cargos de natureza especial e 30 servidores efetivos.

Com esses argumentos, o PMN pede liminar para suspender a eficácia da Resolução 4/2011 da Câmara dos Deputados e, no mérito, pede que a norma seja declarada inconstitucional, uma vez que contradiz os artigos 1º, V; 5º, caput, XVII e XXXVI; 17, caput e IV, da Constituição Federal.
O relator da ADI é o ministro Dias Toffoli.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra