quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Policial que não realiza despesas extras com pousada e alimentação durante plantão não tem direito a receber diárias



AGU    -     15/09/2011





A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, que um agente da Polícia Federal que trabalhou em regime de plantão de 24 por 72 horas, entre 2006 e 2010, no porto Complexo Industrial Portuário de Pernambuco (Suape) não tem direito a receber o pagamento de diárias por pernoitar fora da sede.

A Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5) explicou que o servidor só recebe diárias quando realiza despesas extraordinárias com pousada, alimentação e locomoção urbana, mesmo que o pernoite fora da sede seja realizada em regime de plantão. Esta determinação está contida no art. 58 da Lei n.º 8.112/90, que trata do regime jurídicos dos servidores públicos federais.

A 30ª Vara Federal de Pernambuco concordou com os argumentos apresentados pela AGU e negou o pedido do agente com o argumento de que apenas a exigência da pernoite fora da sede lhe garantia o recebimento do auxílio.

De acordo com o Subprocurador-Regional da União da 5ª Região, Rodrigo Cunha Veloso, a decisão representa significativa economia ao erário tendo em vista que o servidor cobrava o pagamento de diárias no período compreendido entre 2006 e 2010.    

A PRU 5ª Região é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra