quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Procuradores asseguram adoção do sistema de ponto eletrônico para controle de horários na Susep



AGU    -    14/09/2011




A Advocacia-Geral da União garantiu, na Justiça, a utilização do Sistema Eletrônico de Controle e Frequência (Siscof) pela Superintendência de Assuntos Privados (Susep), autarquia ligada ao Ministério da Fazenda, para registro dos horários de entrada e saída dos servidores. O ponto eletrônico substituiu a tradicional folha de ponto.

A Procuradoria Federal junto à Susep (PF/Susep) informou que no dia 28/02/11 os servidores ficaram sabendo da instalação do ponto, por meio de vídeo conferência. A Deliberação Susep nº 144, que instituiu o sistema, também foi publicada em boletim interno, antes da entrada em vigor em abril deste ano do mecanismo de controle de frequência. Portanto, não é possível dizer que os funcionários foram pegos de surpresa.

Os procuradores federais argumentaram que o ponto eletrônico está previsto no Decreto nº 1.5910/95 e tornou-se obrigatório na Administração Pública Federal com a edição do Decreto nº 1.867/96. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, inclusive, afirmou que não há irregularidade atitude da Susep.

O sistema disponibiliza aos servidores recibos para comprovação do horário marcado e essas informações podem ser consultadas a qualquer momento pelos usuários. Os dados, ressaltou a PF/Susep, não podem ser manipulados pelos gestores, como pensam alguns servidores.

Ação

O Sindicato Nacional dos Servidores da Superintendência de Seguros Privados (Susep), pretendia suspender a utilização do ponto eletrônico, por problemas operacionais no início da instalação e por suposto desconforto dos funcionários, que não teriam ficado sabendo do novo sistema.

Os procuradores da AGU, no entanto, explicaram que o Siscof apresentou problemas operacionais nos dias 08, 11 e 12 de abril, mas eles não acarretaram nenhuma perda de informações do banco de dados. Os dados ficaram apenas indisponíveis temporariamente e não houve qualquer prejuízo aos servidores. As falhas iniciais eram previstas e decorreram da implantação de um sistema informatizado complexo, que naturalmente necessita de um período de aperfeiçoamento.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro acolheu a defesa da Advocacia-Geral e negou o pedido de liminar do sindicato para suspender o ponto eletrônico.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra