domingo, 4 de setembro de 2011

Revisão de gratificação para 20 mil aposentados



ALESSANDRA HORTO
O DIA    -     04/09/2011


                                  

Enunciado das Turmas Recursais do Rio determina correção para inativos do PGPE

Rio - Aposentados do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), considerada a classe média do funcionalismo público federal, que possuem ações judiciais para garantir paridade com ativos em relação à gratificação por desempenho serão beneficiados pelo Enunciado 105 das Turmas Recursais do Rio. Na prática, o texto, que ainda será publicado no Diário Oficial da União, vai contemplar cerca de 20 mil inativos e pensionistas, somente no estado.

Eles tiveram perdas de até R$ 20 mil relativas aos valores atrasados e passaram a não ter nada a receber. O saldo zero era resultado de sentenças proferidas por alguns Juizados Especiais Federais do Rio de Janeiro.

A medida atingiu servidores que tinham sentenças transitadas em julgado (decisões sem possibilidade de recurso). No último dia 1º, a sessão plenária das Turmas Recursais do Rio, em julgamento de Mandados de Segurança impetrados pelo Nasp (Núcleo de Atendimento ao Servidor Público), rejeitou, por unanimidade, o entendimento que prejudicava os aposentados e pensionistas.

Com julgamento marcado para o próximo dia 13, Pedro Rodrigues Vieira, 79 anos, está confiante na vitória nos tribunais. “Acredito que finalmente a Justiça será feita. Estou contando os dias”, afirmou o aposentado, que apresentou o seu problema na Coluna em 5 de junho.

Conhecimento do processo: 'Está clara a importância do tema'

- Segundo o presidente da Associação de Combate ao Superendividamento, Fernando Aires, “a edição do novo enunciado deixa clara a importância dos aposentados não aceitarem as injustiças concedidas contra eles, já que a decisão é capaz de beneficiar apenas aqueles que buscaram na Justiça a anulação da decisão que zerou a execução dos processos”.

- Para ele, é imprescindível que o servidor tenha conhecimento desse novo instrumento judicial a seu favor e identifique em qual estágio se encontra o seu processo, especificamente, para que seja possível utilizar o novo enunciado das Turmas Recusais.

- Outras pastas incluídas no tema: Ministério das Comunicações, dos Transportes, da Educação, da Agricultura, da Justiça, do Planejamento, do Trabalho, da Defesa — servidores civis (Comando da Marinha, Comando do Exército e Comando da Aeronáutica).

- O Nasp promove encontro, dia 12, para os aposentados e pensionistas. O objetivo é explicar a situação de cada um. A reunião será às 10 horas na Avenida Treze de Maio 13, sala 814, Centro. Informações pelo telefone 2215-4529.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra