segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Trabalho avaliará qualidade da perícia médica do INSS



Agência Câmara de Notícias     -     19/09/2011





A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará nesta terça-feira (20) audiência pública sobre a qualidade da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O debate foi proposto pelos deputados Vicentinho (PT-SP) e Walney Rocha (PTB-RJ). Eles dizem que muitos trabalhadores relatam injustiças dos peritos, que às vezes trabalham simultaneamente no INSS e como médicos do trabalho de empresas. Para eles, essa situação contraria o preceito ético de imparcialidade, além de favorecer um preconceito predominante há décadas no INSS – o de que o trabalhador é um fraudador que simula doenças para obter benefícios.

Os deputados afirmam também que é sob esse tipo suspeição que milhares de homens e mulheres fragilizados por estar feridos ou adoecidos são avaliados pela perícia.

Por outro lado, afirmam que os médicos peritos muitas vezes trabalham sem motivação, pois se sentem desvalorizados e mal remunerados.

Foram convidados para o debate:
- o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho;
- o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild;
- a pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) Maria Maeno;
- o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo;
- o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila.

A audiência será realizada às 14h30, no plenário 6.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra