terça-feira, 29 de novembro de 2011

Advocacia-Geral demonstra que transferência de servidor por motivo de doença precisa ser atestada por junta médica oficial



AGU     -     29/11/2011






A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu decisão judicial favorável em ação que discutia a transferência de um servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) do Rio de Janeiro para unidade em São Paulo. Os procuradores federais demonstraram que para ter direito a mudança em virtude de doença é necessário atestado da junta médica oficial, o que não ocorreu no caso do servidor da autarquia.

A Procuradoria Federal junto à Anac e a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) sustentaram que o servidor foi lotado na cidade do Rio de Janeiro porque a maioria das Unidades Organizacionais da Agência se encontra naquela localidade e que ao prestar o concurso público. De acordo com as procuradorias, ao prestar o concurso o servidor tinha pleno conhecimento de que poderia ser lotado naquela cidade de acordo com as necessidades da autarquia, conforme edital.

Os procuradores também defenderam que a remoção a pedido para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, por motivo de saúde do servidor ou seu cônjuge, fica condicionada à comprovação por junta médica oficial, conforme artigo 36, parágrafo único, III, alínea "b", da Lei nº 8.112/90. Segundo os procuradores, o servidor não atendeu essa determinação, pois eventual doença de sua esposa não foi atestada pela junta médica oficial.

As procuradorias afirmaram que a concessão de remoção ao servidor estaria restrita aos critérios de conveniência e oportunidade da Administração, "com o objetivo de ajustar a lotação ideal e funcional de seus servidores às suas necessidades". A PF/Anac e a PRF1 destacaram ainda que deve prevalecer a supremacia do interesse público sobre o privado, razão pela qual não haveria direito líquido e certo a ser amparado.

Após tomar posse no cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil em fevereiro de 2010 e ser lotado na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, o servidor solicitou no mesmo dia sua transferência para São Paulo, alegando motivos familiares e financeiros, em especial, que sua esposa estava em tratamento. Diante disso, alegava ter direito à remoção em virtude do estado de saúde de sua esposa, independentemente do interesse da Administração, com fundamento na proteção à entidade familiar conferida na Constituição.

O juízo Federal da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu a defesa das procuradorias. Para o magistrado, "tratando-se de primeira investidura no cargo público, o pedido de remoção não vincula a autoridade impetrada, pois, ao prestar o concurso público, o impetrante sabia que poderia ser lotado na cidade do Rio de Janeiro, como prevê o Item 15.2 do Edital do concurso".


A PRF 1ª Região e a PF/ANAC são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra