sexta-feira, 18 de novembro de 2011

APO vai mudar de Ministério



Autor(es): Fábio Fabrini
O Globo     -      18/11/2011





 Órgão que coordena ações para 2016 deixa o Planejamento para ficar com o Esporte


BRASÍLIA. Criada em março para coordenar ações para os Jogos de 2016, a Autoridade Pública Olímpica (APO) deixará de ser vinculada ao Ministério do Planejamento, passando a integrar a estrutura do Ministério do Esporte. Após oito meses de fundação e a mudança de "guarda-chuva", esta funciona com menos de 10% dos funcionários previstos e sede provisória no Rio.

A lei que criou a APO estipulou um corpo de até 181 servidores. Havia ontem 15 nomeados para cargos superiores. O escritório foi montado em um andar do Banco do Brasil, no Centro do Rio. Não há representação em Belo Horizonte e Salvador, e, em Brasília, está no Centro Cultural Banco do Brasil. O presidente da APO, Márcio Fortes, adiantou que o órgão terá R$80 milhões em 2012, mas não informou quando o quadro de pessoal estará completo. O objetivo é instalar a APO próximo à Prefeitura do Rio, onde também trabalhariam equipes do governo federal, estadual e municipal.

A mudança de vinculação foi tomada pela presidente Dilma Rousseff. A decisão fortalece o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, agora supergerente da Copa e dos Jogos de 2016.

- A vinculação ao Planejamento se justificava na estruturação da APO, mas na execução das tarefas, seria mais natural que esse vínculo viesse para o Esporte - afirmou Rebelo.

Fortes, presidente da APO, informou que a matriz de responsabilidades de 2016 será uma lista enxuta de obras de estrutura, sem projetos extras.

Ao GLOBO, Gilbert Felli, dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI), havia dito que 2016 não teria problemas com a mudança de ministro, porque lidava com a APO, e não com o ministro.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra