domingo, 20 de novembro de 2011

A Câmara vai mudar



Sueli Aparecida Navarro Garcia
O Globo     -    20/11/2011






No serviço público é corriqueiro encontrarmos dois tipos de doenças graves: a apropriação do público pelo privado e a inércia. Reforçando o imobilismo, comumente ouvimos a seguinte frase: "Se está dando certo, para quê mudar?" Não raro, consegue-se barrar processos de mudança óbvios . As resistências ocorrem por motivos diversos, como a manutenção de chefias, de estruturas de poder, de zonas de conforto, de privilégios e o medo de cobrança por eficiência.

Há 12 anos, assumi a direção da TV Câmara com um grupo de jornalistas decidido a mudar essa realidade. Instados a coibir a apropriação do público pelo privado, buscamos em Habermas, no seu célebre livro "Mudança estrutural da esfera pública", o princípio de que o Estado é o "poder público".

Vivemos uma experiência que nos apontou o caminho para a estruturação de uma organização de comunicação eficiente e voltada para os interesses da população. Percebemos que era muito comum a confusão de conceitos e de práticas; assim como a apropriação indevida do espaço público por deputados, partidos políticos e funcionários.

Contratamos uma consultoria que realizou um intenso debate com os funcionários e que nos ajudou a definir estratégias: criação de identidade editorial, padronização da cobertura jornalística, criação de grades de programação, acervo, cenários, controle de recursos, fluxograma de produção, controle de custos, investimentos e fluxo de caixa. O resultado, vencidas as resistências, é uma emissora com credibilidade.

Vivemos momento semelhante na Secretaria de Comunicação. A direção da Câmara pretende reformular o organograma da Casa, que data de 1971. Novas práticas de administração nos mostram processos modernos e ágeis. A população não aguenta mais carregar um Estado caro e lento. Por isso, estamos fazendo a reestruturação e a integração da estrutura: TV, rádio, jornal, agência de notícias e relações públicas.

Segundo a pesquisa Newsroom Barometer, com mais de 700 editores de jornais de 120 países, 86% dos editores acreditam que as redações integradas serão a norma; 83% acreditam que os jornalistas deverão ser capazes de produzir conteúdos para todas as mídias em até 5 anos; 44% já possuem redação multimídia e integrada.

Esses resultados reforçam nossa decisão de mudar. É urgente e necessário evitar a duplicidade de processos entre os veículos; racionalizar a mão de obra, para mais e melhores conteúdos; atualizar o processo de convergência das mídias e a crescente interatividade com os usuários; manter unicidade na gestão de pessoas, relativa a critérios para funções comissionadas, a treinamentos e a licenças. Delineamos uma mudança nos paradigmas que dominam as estruturas, não só no serviço público, mas também em empresas privadas, com foco no nosso usuário: a população.


SUELI APARECIDA NAVARRO GARCIA é diretora da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra