quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CGU normatiza depoimentos de servidores por videoconferência



G1     -     03/11/2011





Texto diz que será assegurado ao servidor acusado direito de ampla defesa.
Em 2010, CNJ aprovou decisão semelhante para processos na Justiça.


Brasília - A Corregedoria-Geral da União (CGU) publicou nesta quinta-feira (3) norma que regulamenta a instrução de processos disciplinares contra servidores públicos à distância, por meio de videoconferência.
A instrução normativa diz como órgãos públicos federais podem tomar depoimentos, fazer acareações, investigações e diligências online e em tempo real para funcionários que tenham cometido alguma infração no trabalho.

O texto diz que será assegurado ao servidor direito de ampla defesa e que os procedimentos atendem ao princípio do contraditório.
A teletransmissão, diz a norma, poderá ser aplicada para "assegurar a todos a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação", além de "viabilizar a participação do servidor investigado, testemunha, técnico ou perito, quando os mesmos residirem em local diverso da sede dos trabalhos da Comissão Disciplinar".

A norma da CGU é válida somente para servidores públicos em processos internos nos órgãos federais, e segue procedimento já aplicado em processos penais na Justiça comum, onde testemunhas ou réus podem prestar depoimentos em locais de difícil acesso.

Em março de 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou regras para que juízes ouçam testemunhas e presos por videoconferência. Pela resolução do CNJ, as testemunhas poderão ser ouvidas quando não quiserem prestar depoimento na presença do acusado ou quando estiverem em outra cidade.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra