quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal poderão conquistar autonomia funcional e administrativa



Agência Senado     -     09/11/2011





As Defensorias Públicas da União (DPU) e do Distrito Federal poderão conquistar autonomia funcional e administrativa, bem como a iniciativa de elaboração de sua proposta orçamentária, já asseguradas pela Constituição Federal às Defensorias Públicas Estaduais. Essa possibilidade começou a ser aberta nesta quarta-feira (9), com a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 82/11) de iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De acordo com a senadora, a atuação das defensorias públicas estaduais avançou após a aprovação da Emenda Constitucional nº 45/04, que conferiu essa independência funcional, administrativa e orçamentária à instituição nessa esfera de governo. Para Vanessa Grazziotin, independentemente da área de abrangência desse trabalho, o fato de a defensoria pública se pautar pela assistência jurídica aos cidadãos carentes já justificaria a uniformização desse tratamento.

Apesar do reduzido número de defensores federais em atuação no país - cerca de 480 -, Vanessa Grazziotin ressaltou que a DPU realizou mais de um milhão de atendimentos em 2010. A assistência jurídica prestada pela instituição envolve ações relacionadas a órgãos e entidades públicas federais, como Caixa Econômica, Correios, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No voto favorável à PEC 82/11, o relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), observou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu a defensoria pública como instituição essencial à função jurisdicional do Estado, qualificando-se "como instrumento de concretização dos direitos e das liberdades de que são titulares as pessoas carentes e necessitadas".

Após a apresentação do parecer favorável, lido pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o senador Pedro Taques (PDT-MT) considerou que a medida "vai trazer autonomia para as Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal e também cidadania para o povo brasileiro".

Aprovada pela CCJ, a proposta seguirá para o Plenário do Senado, onde será submetida a dois turnos de discussão e votação.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra