terça-feira, 8 de novembro de 2011

Dilma barra salário maior



Autor(es):  Júnia Gama
Correio Braziliense     -     08/11/2011






Crise global é usada como argumento para convencer o Congresso a não aumentar vencimentos do funcionalismo

O Palácio do Planalto mandou ontem um recado ao Congresso para que não seja aprovado nenhum aumento salarial aos servidores neste ano. A presidente Dilma Rousseff usou a crise econômica internacional para sensibilizar os líderes da base parlamentar do governo, que se reuniram ontem no Planalto, a não ceder às pressões das categorias que atuam fortemente para conseguir turbinar suas folhas de pagamento. Somente o aumento requisitado pelo Judiciário implicaria gasto de R$ 7 bilhões anuais.

Apesar de o relator do Orçamento, Arlindo Chinaglia
(PT-SP), ter encontrado R$ 26,5 bilhões extras na previsão de receitas para 2012, Dilma determinou que os recursos disponíveis sejam concentrados em investimentos que, segundo ela, serviriam como antídoto para a crise. O alerta veio dias após a reunião do G-20 — grupo das maiores economias mundiais — em Cannes, na França, em que a crise mundial foi amplamente discutida.

Segundo o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, Dilma afirmou que, apesar do "relativo sucesso" do encontro, foi possível "ter uma noção mais detalhada dos desdobramentos da crise europeia e perceber que o cenário de situação ainda não resolvida vai durar algum tempo".

A presidente destacou a importância de o Brasil manter o controle das despesas e aumentar os investimentos. No programa da rádio "Café com a Presidenta", Dilma reforçou a tese: "Todos (os líderes do G-20) concordaram que essa crise não pode ser tratada com mais recessão, porque aí o mundo entra em uma crise sem fim. O grande desafio  é o caminho para retomar o crescimento: o caminho do investimento, do consumo e da geração de empregos", disse.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra