quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dilma veta novo prazo para anistia de servidores demitidos no governo Collor



Agência Senado     -      16/11/2011






A reabertura de prazo para a volta à ativa de servidores públicos federais demitidos durante o governo Collor, determinada em projeto de lei aprovado no Senado em outubro (PLS 372/2008), foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com a mensagem de veto presidencial, que cita pareceres dos ministérios da Justiça e do Planejamento, e também da Advocacia-Geral da União (AGU), a proposta era inconstitucional e "contrária ao interesse público".

O projeto, do senador Lobão Filho (PMDB-MA), permitia que os servidores demitidos no âmbito da reforma administrativa realizada no governo Collor (1990-1992) apresentassem requerimento para retorno ao serviço no prazo de 180 dias. O prazo proposto inicialmente, de 365 dias, foi reduzido por emenda da Câmara dos Deputados.

O veto ressalta que a competência para tratar do assunto é privativa da Presidência da República e lembra que os servidores já tiveram várias oportunidades para optar pelo retorno, não se justificando nova reabertura de prazo, "decorridos 17 anos da publicação da anistia original".

A previsão do senador Lobão Filho era de que cerca de 20 mil ex-servidores pudessem se beneficiar da reabertura de prazo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra