sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Governo quer fundo de previdência para servidores aprovado na Câmara ainda neste ano



Agência Brasil      -     04/11/2011





A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse hoje (4) que o governo federal está trabalhando para que a proposta de criação de um fundo de previdência para os servidores da União seja aprovada na Câmara dos Deputados ainda neste ano. O Projeto de Lei 1.992/07, que prevê a criação do Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), tramita na casa há quatro anos e ainda terá de passar pelo Senado antes de ser sancionado.

Belchior participou nesta sexta-feira de um debate sobre as perspectivas da economia nacional, em São Paulo, e ressaltou que o Funpresp é considerado uma prioridade pelo governo. A adesão ao fundo, de acordo com o projeto de lei, será obrigatória só os para servidores que tomarem posse após a sua criação.

Na atual previdência do serviço público federal, o servidor contribui com 11% do salário total (sem limite de teto), e a União com 22%. No novo sistema, a União contribuirá com 11% apenas sobre o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), hoje em R$ 3,6 mil. Esse será o valor máximo da aposentadoria. Para receber a diferença entre o teto e o salário integral, os futuros servidores terão de aderir a um plano de previdência complementar.

O servidor poderá se associar a qualquer plano de previdência aberta ou ao Funpresp. Quem se associar ao Funpresp contribuirá com 7,5% mensais sobre a diferença entre o teto e o salário que deseja receber, mas terá uma vantagem em relação aos planos de previdência aberta. A União aportará o mesmo valor no fundo, o que totalizará uma contribuição de 15% por mês.

Essas regras, segundo a ministra, demonstram que os servidores não terão grandes perdas com a mudança no regime de previdência. Ela disse, inclusive, que isso já foi compreendido pelos próprios servidores e pelos parlamentares. “Quem analisa a proposta percebe o potencial que um fundo de previdência para o servidores poderia ter”, disse ela.

A ministra explicou que o Funpresp seguirá os modelos adotados por outros fundos de previdência, como o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil. Esses fundos podem investir parte do patrimônio e obter retornos aos participantes, aumentando assim o valor da aposentadoria a qual eles têm direito.

“Isso está sendo visto como um oportunidade pelos servidores”, disse a ministra. “O investimento é a maneira de o fundo ser, de fato, bom para os servidores. Ao fazer um investimento, que ele tenha um rendimento que garanta um retorno.”



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra