terça-feira, 8 de novembro de 2011

Juiz critica terceirização da gestão de recursos da previdência dos servidores



Agência Câmara de Notícias     -     08/11/2011





O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, juiz Guilherme Guimarães Feliciano, criticou a terceirização da gestão dos recursos da previdência complementar para servidores públicos. De acordo com o juiz, a gestão pública é uma exigência, uma vez que a Constituição exige a gestão democrática dos fundos públicos. “O que fere de morte o PL 1992/07 é a terceirização da gestão dos recursos.”

Ele sustentou há pouco, em audiência para discutir o Projeto de Lei 1992/07, que regulamenta a previdência complementar de servidores públicos, que esse regime somente poderá ser instituído com a edição de uma nova lei complementar. Na opinião do juiz, as leis complementares 108/01 e 109/01, utilizadas pelo governo federal como base para o projeto, referem-se apenas ao Regime Geral de Previdência.

Conselho gestor
Outro problema, de acordo com o magistrado, é a escolha dos integrantes do conselho gestor pelos poderes, conforme prevê a proposta. “Qual a participação que associações, sindicatos, por exemplo, teriam?”, questiona. “Não se considera a participação dos diretamente interessados, mas dos chefes de poderes que podem se guiar apenas por interesses políticos”.


A reunião promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Finanças e Tributação prossegue no Plenário 14.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra