quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ministério da Saúde convoca 230 médicos aprovados em concurso para hospitais federais do Rio



Agência Brasil    -     09/11/2011





Rio de Janeiro - O Ministério da Saúde está convocando 230 médicos aprovados em concurso público para reforçar o quadro de funcionários dos seis hospitais federais no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito hoje (9) pelo ministro Alexandre Padilha, durante visita ao Hospital Municipal Miguel Couto, na zona sul da cidade. A unidade é a primeira a ser contemplada pelo programa SOS Emergências, lançado ontem (8) pelo governo federal para qualificar o setor de emergência com a regulação de leitos.

Padilha destacou que, além disso, somente para o Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona oeste, foram chamados 17 anestesistas. Oito deles já se apresentaram à unidade, cujos funcionários fizeram ontem (8) uma paralisação em alguns setores para protestar contra a falta de profissionais. Os servidores já haviam suspendido as atividades pelo mesmo motivo no dia 24 de outubro.

“Estamos convocando [esses profissionais] para ampliar o serviço de atendimento nessas unidades. Eles serão distribuídos exatamente onde são mais necessários, onde as reformas estruturais que nós fizemos já estão prontas”, disse Padilha.

Para a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Rio (Sindisprev/RJ) Célia Souza, o anúncio da convocação é fruto da mobilização dos servidores, que vêm pressionando o governo pela ampliação do quadro de funcionários. Ela considerou, no entanto, que o número de médicos é insuficiente para suprir o déficit das unidades.

Segundo Célia Souza, somente no Cardoso Fontes, onde 5 mil pessoas aguardam na fila por cirurgias de diversas especialidades, seriam necessários cerca de mais 90 médicos para prestar um atendimento “minimamente razoável”.

“Essa contratação emergencial vai ajudar a reduzir a fila por cirurgias, mas não resolve o problema porque também sofremos com falta de outros profissionais, como enfermeiros. Temos um quadro grave de envelhecimento dos funcionários, que não são repostos no ritmo necessário”, assinalou ela.

Ainda durante a visita, Padilha ressaltou que desde o começo do ano o governo tem investido na reestruturação dos hospitais federais no Rio. “Estamos investindo R$ 400 milhões em obras nessas unidades, promovemos auditoria em parceria com a CGU [Controladoria-Geral da União] para avaliar os procedimentos e centralizamos a compra dos medicamentos e insumos para garantir o menor preço.”



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra