domingo, 27 de novembro de 2011

Na agência de transporte, falta de pessoal



O Globo      -      27/11/2011






BRASÍLIA. Com apenas dez anos de existência, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda está em busca do marco legal que lhe dê os instrumentos necessários para fiscalizar e punir as empresas que não prestam bons serviços. Desde a sua criação, a instituição está preparada para trabalhar com 1.730 funcionários. Este é o quadro aprovado pela lei, mas, no fim das contas, a agência opera com menos de 900 pessoas, ou seja, praticamente a metade. O último concurso aberto pela ANTT foi em 2008.

Só de fiscais há 600. Cabe a eles fiscalizar em todo o Brasil o universo de mais de 25 mil ônibus interestaduais de passageiros e fretados, mais de dois milhões de caminhões, além da malha de 28 mil quilômetros de ferrovias.

- Estamos melhorando o marco legal, criando instrumentos para nos garantir eficiência. Quando a ANTT foi criada, as ferrovias já haviam sido privatizadas, não havia qualquer controle sobre o setor de ônibus. Mais importante que multar, é aperfeiçoar as regras e os contratos vigentes. Só assim vamos assegurar que os serviços prestados têm qualidade - disse ao GLOBO o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.

No ano passado, para garantir que as empresas pagarão as suas multas, a ANTT firmou com o Serasa um acordo que acaba de ser renovado por mais cinco anos. A ANTT também firmou convênio com o Banco Mundial.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra